Sábado – Pense por si

Primeira-ministra da Moldova demite-se

Diogo Barreto
Diogo Barreto 10 de fevereiro de 2023 às 12:18
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

Natalia Gavrilita demitiu-se do cargo, provocando a queda do governo que chefiava há 18 meses. O seu mandato foi marcado pela guerra na Ucrânia.

A primeira-ministra da Moldova, Natalia Gavrilita, demitiu-se do cargo que ocupava há 18 meses, provocando a queda do governo que chefiava. Gavrilita justificou a sua decisão com as várias crises causadas pela invasão russa da Ucrânia.

Inquam Photos/Octav Ganea via REUTERS

A chefe do governo moldavo afirmou que "chegou a hora de anunciar a renúncia", lembrando que dificilmente alguém podia adivinhar as dificuldades que o seu executivo viria a enfrentar, uma crise energética aguda, o disparo da inflação e vários incidentes diplomáticos, como mísseis a invadir o seu espaço aéreo.

Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.