López Obrador disse esperar que o democrata cumpra "a reforma da imigração" e atenda ao fenómeno em várias dimensões assim que chegar à Casa Branca, esta quarta-feira.
O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse hoje esperar que o democrata Joe Biden cumpra "a reforma da imigração" e atenda ao fenómeno em várias dimensões assim que chegar à Casa Branca, na quarta-feira.
"Na campanha do Presidente (eleito) Joe Biden, ele ofereceu-se para fazer uma reforma na imigração e espero que cumpra esse compromisso. Isso é o que eu espero e vou reconhecer e celebrar", afirmou López Obrador, em declarações feitas no palácio presidencial.
O Presidente mexicano foi questionado acerca da caravana de migrantes de cerca de 6.000 pessoas que partiu das Honduras na sexta-feira e está atualmente presa na Guatemala, bloqueada pelas forças de segurança.
"Estamos a tratar deste assunto em coordenação com os governos centro-americanos e também há comunicação com o governo dos Estados Unidos, com os atuais funcionários e com os que vão entrar no novo governo", prosseguiu.
Embora as forças de segurança mexicanas controlem a fronteira sul do país desde sábado, López Obrador convidou ao "diálogo com os migrantes" para que "não entrem à força em nenhum país" e sejam tratados de acordo com os direitos humanos.
Sobre o Presidente norte-americano eleito, que assume o cargo na quarta-feira, disse ter um "bom relacionamento", recordando que, em 2012, quando Biden era vice-presidente e se reuniu com Obrador – na altura na oposição mexicana – já se falava sobre a questão da imigração, embora nenhuma reforma tenha sido feita pelos EUA.
O Presidente mexicano espera que desta vez o democrata possa promover a sua reforma de imigração.
"[Biden] é também sensível a este planeamento. E tenho a certeza que desta maneira - atendendo aos que já estão nos Estados Unidos, regularizando a sua situação migratória e, ao mesmo tempo, realizando um programa de desenvolvimento para o bem-estar dos povos da América Central e do México -, vai poder apresentar-se uma opção, uma alternativa", concluiu.
No mesmo dia em que vai tomar posse, Biden comprometeu-se a enviar ao Congresso uma proposta de reforma migratória que vai incluir um caminho para a cidadania para os 11 milhões de migrantes não documentados nos EUA.
Presidente mexicano espera que Biden cumpra reforma migratória
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.