Carles Puigdemont, o presidente do governo catalão, abriu a porta a uma potencial declaração de independência da Catalunha face a Espanha, realizado o referendo.
"Neste dia de esperança e sofrimento, os cidadãos da Catalunha ganharam o direito a ter um estado independente na forma de uma república", afirmou o presidente, rodeado por membros do seu gabinete.
"O meu governo nos próximos dias enviará os resultados da votação de hoje ao Parlamento catalão, onde reside a soberania do nosso povo, para que aja em concordância com a lei do referendo", referiu Puigdemont.
Caso o sim vença o referendo (decretado ilegal pelo governo espanhol), a Catalunha pode declarar independência de forma unilateral.
De acordo com o jornal La Vanguardia, até agora o sim conseguiu 92,3% dos votos no referendo independentista, ao passo que o não tem 5,7%. Houve 1,4% de votos brancos e 0,7% foram nulos.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.