O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou ter documentos históricos que provam que a Polónia "praticamente fez uma aliança com a Alemanha de Hitler" antes do início da II Guerra Mundial.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Pawel Jablonski, disse hoje que o seu país está preparado para "uma longa guerra informativa com a Rússia", ao acusar Moscovo de "intoxicação informativa" a propósito de declarações do presidente russo.
Num discurso no passado dia 24, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ter documentos históricos que demonstram que a Polónia "praticamente fez uma aliança com a Alemanha de Hitler" antes do início da II Guerra Mundial.
Putin descreveu o embaixador polaco na Alemanha nazi, Josef Lipski, como "escória e porco antissemita", acusando-o de "total sintonia" com o líder nazi.
Horas mais tarde, o presidente da Duma, a câmara baixa do parlamento russo, Vyacheslav Volodin, exigiu desculpas à Polónia pelo que descreveu como o seu "pacto" com a Alemanha nazi.
No dia 27, o Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco chamou o embaixador russo em Varsóvia e, no domingo, o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, acusou Putin de "mentir deliberadamente sobre a Polónia para esconder os seus próprios fracassos diplomáticos".
"Esperámos alguns dias antes de responder porque queríamos analisar todas as informações publicadas depois das declarações de Putin e estar seguros de que a nossa resposta seria a mais adequada", explicou hoje Jablonski em declarações à emissora TVN24.
A história oficial regista que a União Soviética e a Alemanha de Hitler assinaram em agosto de 1939 o acordo secreto conhecido como Ribbentrop-Molotov, através do qual os dois países repartiam entre si a Polónia.
Na sequência desse pacto, a 01 de setembro de 1939 a Alemanha invadiu a Polónia e a 17 do mesmo mês a União Soviético fê-lo igualmente.
Em julho de 1941, a Alemanha decidiu romper o pacto e atacou as forças soviéticas em solo polaco, dando início à invasão da Rússia.
Polónia preparada para "longa guerra informativa" com a Rússia
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Há momentos que quebram um governo. Por vezes logo. Noutras, há um clique que não permite as coisas voltarem a ser como dantes. Por vezes são casos. Noutras, são políticas. O pacote laboral poderá ser justamente esse momento para a AD.
A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.
Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.
O tarefeiro preenche um buraco, não constrói a casa. Tal como no SNS, a proliferação de tarefeiros políticos não surge do nada. É consequência de partidos envelhecidos, processos de decisão opacos, e de uma crescente desconfiança dos cidadãos.