NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Cindo detidos entre os 15 e os 17 anos morreram quando os agentes dispararam granadas de gás lacrimogéneo para a cela fechada onde se encontravam
Sete polícias que assistiram à morte de cinco adolescentes num centro de detenção juvenil durante um incêndio, e após terem disparado gás lacrimogéneo para as suas celas, foram esta terça-feira condenados a penas de prisão.
A directora do centro e um segurança civil também foram sentenciados com penas de prisão devido a estas mortes, que ocorreram em 9 de Janeiro de 2011.
"Foi um caso terrível, porque os que deviam guardar e proteger os direitos dos detidos gritaram para os menores 'Morram!', quando estes estavam a ser consumidos pelas chamas e a pedir socorro", disse em declarações à televisão panamiana o ministro do governo, Milton Henriquez.
Cindo detidos entre os 15 e os 17 anos morreram quando os agentes foram convocados para terminar com um protesto no centro juvenil e dispararam granadas de gás lacrimogéneo para a cela onde se encontravam, que estava fechada, provocando um incêndio e impedindo os bombeiros de extinguir as chamas.
Outros dois adolescentes presentes na cela sobreviveram, mas com queimaduras em 90% do corpo.
Nos veredictos anunciados na segunda-feira, três dos polícias, incluindo um comissário local, e a directora do centro, foram condenados individualmente a 46 anos de prisão. Os dois agentes que dispararam as granadas de gás tiveram uma sentença, cada um, de 40 anos. Outros dois agentes e o segurança vão cumprir seis anos.
"Estas condenações não vão trazer o meu filho de volta. Mas o abuso foi reconhecido e será um exemplo para que exista a certeza de que nunca mais acontecerá", disse hoje em declarações à agência noticiosa AFP Julia Mosquera, a mãe de uma das vítimas.
Polícias condenados por queimarem vivos adolescentes em cela
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
As nossas sociedades estão mais envelhecidas. Em 1950, 5% da população mundial tinha 65 anos ou mais. Em 2021, o número duplicou. Em 2050, mais do que triplicará. Ao mesmo tempo, a taxa de fertilidade (e de natalidade) diminuirá drasticamente.