Sábado – Pense por si

Polícia alemã diz ter impedido um atentado com “bomba biológica”

20 de junho de 2018 às 13:12
As mais lidas

O chefe da polícia judiciária alemã disse que a detenção na semana passada em Colónia de um tunisino impediu um atentado com uma "bomba biológica" com ricina, um veneno 6.000 vezes mais poderoso que o cianeto.

O chefe da polícia judiciária alemã disse esta quarta-feira que a detenção na semana passada em Colónia de um tunisino impediu um atentado com uma "bomba biológica" com ricina, um veneno 6.000 vezes mais poderoso que o cianeto.

"Houve neste caso preparativos concretos para cometer um tal ato, com uma espécie de bomba biológica, algo sem precedentes na Alemanha", declarou Holger Munch à rádio pública alemã. Indicou que o suspeito tinha começado a produzir ricina e que os investigadores dispõem de elementos que apontam para ligações ao grupo extremista Estado Islâmico.

"As buscas mostraram que o suspeito já tinha produzido ricina", o veneno de origem vegetal mais poderoso que se conhece, disse o chefe da polícia. Trata-se de uma substância mortal em caso de ingestão ou inalação e contra a qual não existe antídoto. "Encontrámos um grande número de sementes de ricina, permitindo produzir" o veneno, sublinhou Munch, "assim como diversos utensílios necessários à fabricação de um explosivo", adiantou.

O objectivo visado pelo atentado ainda não foi determinado, tal como eventuais cumplicidades de que o suspeito poderá ter beneficiado. O homem de 29 anos, identificado como Seif Allah H., tinha sido assinalado há "alguns meses" e era vigiado, tendo sido detido por forças de elite da polícia alemã.

O chefe da polícia nacional indicou que a detenção tinha sido possível graças à colaboração de "serviços de segurança nacionais e internacionais". Segundo média alemães, foi a CIA que alertou primeiro a polícia alemã, após ter notado as compras na Internet das substâncias para o fabrico da bomba.

Trata-se da primeira vez que as autoridades dizem claramente que estava a ser preparado um atentado com uma bomba de ricina. Na semana passada, aquando da detenção, a justiça falou de suspeitas, indicando não possuir elementos suficientes para dizer se o suspeito ia ou não passar à acção. Em maio, as autoridades francesas também anunciaram ter impedido um atentado em Paris com explosivos ou com ricina, tendo detido um egípcio de 20 anos.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.