Sábado – Pense por si

Podem ser usadas tecnologias nucleares contra o Zika?

06 de fevereiro de 2016 às 12:29
As mais lidas

Agência Internacional de Energia Atómica confirma e explica como funciona. Peritos vão reunir-se ainda este mês

A Agência Internacional de Energia Atómica anunciou hoje uma reunião de peritos a 22 e 23 de Fevereiro no Brasil para analisar a possibilidade de técnicas nucleares serem usadas no controlo do mosquito que transmite o Zika.

O anúncio foi feito pelo director daquele organismo, Yukiya Amano, no final de uma visita ao México, em declarações à agência Efe em que defendeu a necessidade de actuar "rapidamente" para conter a expansão do vírus Zika na América Latina.

"Este é um assunto muito complicado, mas a ideia é simples", afirmou, explicando que a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) possui uma tecnologia chamada Técnica do Insecto Estéril (SIT, na sigla em inglês) e que "a ideia é aplicar radiação a mosquitos machos e libertá-los na atmosfera". Como os animais ficam estéreis, não se reproduzem.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.