Sábado – Pense por si

Pelo menos 20 mortos e perto de 100 feridos em desabamento de viaduto na Índia

As autoridades divulgaram o último balanço da tragédia desta manhã em Calcutá: pelo menos 20 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas quando um viaduto em construção ruiu

Pelo menos 20 pessoas morreram hoje e cerca de 100 ficaram feridas quando um viaduto em construção ruiu em Calcutá, no leste da Índia, anunciou esta quinta-feira um responsável da autoridade de gestão de catástrofes indiana.

"As operações de socorro prosseguem e várias pessoas continuam sob os destroços", disse Anurag Gupta à agência noticiosa France Presse (AFP).

O viaduto em construção ruiu por volta da hora do almoço, numa zona densamente povoada da cidade indiana.

Um outro porta-voz do organismo de protecção civil referiu que à agência noticiosa France-Presse que centenas de socorristas vão trabalhar durante toda a noite entre os destroços para tentar encontrar sobreviventes.

A construção deste viaduto com dois quilómetros, iniciada em 2009, deveria prolongar-se por 18 meses mais o estaleiro registou numerosos atrasos e apenas 55% da obra estava completada sete anos mais tarde.

A Índia regista com regularidade acidentes mortais deste género, muitas vezes devido ao desrespeito pelas normas de construção num país com um défice de infraestruturas e transporte e de habitações.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.