Sábado – Pense por si

Páscoa será prova de fogo para a continuidade de Francisco? “Não é desejável vermos um Papa a morrer em público”

Luana Augusto
Luana Augusto 30 de março de 2024 às 10:00

No momento em que se assinala o dia mais importante do calendário cristão – a Páscoa – os receios com a saúde do Papa crescem. Ainda assim a teóloga Teresa Toldy considera que Francisco não tem de abdicar do cargo devido ao seu estado de saúde.

Há um ano, o Papa Francisco abria a possibilidade para a renúncia ao cargo, caso ficasse cansado. Agora, no livroLife: My Story Through History, admitiu que não tem motivos para o fazer. De qualquer das formas, o seu estado de saúde e o facto de não ter lido a homilia no Domingo de Ramos, não deixam de ser motivo de preocupação para alguns fiéis, ainda para mais num período em que se celebra a festa mais importante do calendário cristão – a Páscoa -, e por isso, levanta-se a questão: se o Papa não conseguir levar a cabo todas as cerimónias deste fim de semana deverá abdicar?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.