Francisco está preocupado com "o avanço do populismo e o regresso dos nacionalismos".
O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, afirmou que o Papa Francisco defendeu uma reflexão urgente sobre as "pressões separatistas" na Europa e está preocupado com "o avanço do populismo e o regresso dos nacionalismos".
"O resultado do referendo britânico do ano passado e as pressões separatistas que atravessam o continente levaram o Santo Padre a considerar a urgência de favorecer uma reflexão mais ampla e cuidadosa sobre toda a Europa e sobre a direcção que esta - incluindo mais além das fronteiras da União Europeia - tem intenção de empreender", disse Parolin, segundo a Santa Sé.
Parolin, em declarações realizadas na sexta-feira à porta fechada no Vaticano, mas divulgadas hoje, também explicou que o papa está preocupado com outras questões como "o avanço do populismo e o regresso dos nacionalismos, o desemprego e os problemas ambientais".
Centenas de líderes políticos e da Igreja reúnem-se desde sexta-feira, e até domingo, no Vaticano, numa conferência internacional para repensar a Europa e dar uma contribuição cristã para o futuro do projecto europeu.
A conferência "'(Re) Pensando a Europa. Uma contribuição cristã para o futuro do Projecto Europeu" é organizada pela Santa Sé e pela Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE).
Na conferência estarão 350 pessoas, de 28 delegações de todos os países da UE: políticos, cardeais, bispos, sacerdotes, embaixadores, académicos, representantes de diversas organizações e movimentos católicos e de outras denominações cristãs.
Entre as figuras estará o presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, o vice-presidente da comissão europeia, Frans Timmermans e o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
O bispo português Jorge Ortiga será um dos representantes de Portugal nesta iniciativa.
Papa pede reflexão urgente sobre as "pressões separatistas" na Europa
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.