Sábado – Pense por si

Onze migrantes mortos em embarcação no sul de Espanha

33 pessoas foram resgatadas com vida de uma embarcação que estava a ser procurada há vários dias, no sul de Espanha.

Onze pessoas morreram hoje e 33 foram resgatadas com vida de uma embarcação que estava a ser procurada há vários dias e que foi localizada pelo navio Hespérides no mar de Alborán, no sul de Espanha.

Um porta-voz do salvamento marítimo espanhol disse à agência de notícias EFE que a embarcação tinha saído durante a madrugada terça-feira da zona de Marrocos.

O navio Hespérides, que partiu na quarta-feira da sua base, no porto de Cartagena, para participar na campanha antártica espanhola, localizou e comunicou a sua posição ao Salvamento Marítimo, que mobilizou para as buscas o barco Salvamar Spica.

Os sobreviventes e os cadáveres dos imigrantes mortos durante a travessia foram trasladados para o porto de Almeria, onde chegaram cerca das 06:00 de hoje (05:00 hora de Lisboa).

Algumas fontes locais disseram à EFE que estão a ser feitas outras buscas para encontrar mais três embarcações em Alborán.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.