Sábado – Pense por si

Cerca de 700 padres visados em acusações de abuso sexual no Illinois nas últimas décadas

Perto de 700 padres católicos foram visados em acusações de abuso sexual a menores nas dioceses do Illinois, EUA.

Perto de 700 padres católicos foram visados em acusações de abuso sexual a menores nas dioceses do Illinois, norte dos Estados Unidos, ao longo das últimas décadas, segundo a procuradora deste Estado norte-americano.

As dioceses do Illinois tornaram públicos os nomes de 185 padres com acusações de abusos sexuais, mas uma análise aos arquivos feita pela procuradoria mostrou que foram visados em acusações de abusos pelo menos mais 500 padres.

Segundo escreve num relatório a procuradora Lisa Madigan, a maior parte dos casos não foi devidamente investigada ou sequer investigada.

"As etapas iniciais da nossa investigação já mostraram que a Igreja Católica não é capaz de fazer o seu próprio policiamento", continua a procurada, citada pela agência France Presse.

A procuradora decidiu abrir uma investigação sobre os abusos da Igreja Católica no Illinois, após a divulgação, no verão passado, de um relatório sobre o clero na Pensilvânia.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.