Sábado – Pense por si

Obama e Jimmy Carter aplicaram a mesma proibição que Trump?

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 30 de janeiro de 2017 às 19:50

Alguns dos apoiantes da ordem executiva que impede muitos estrangeiros oriundos de sete países do Médio Oriente de entrar no país acusam Barack Obama e Jimmy Carter de terem feito o mesmo em 2011 e 1979. Mas há diferenças significativas

Desde que Donald Trump assinou a ordem executiva que impede estrangeiros oriundos de sete países do Médio Oriente de entrar nos Estados Unidos, muitos já reagiram contra. Mas também há quem apoie a medida, invocando ordens executivas implementadas por Obama em 2011 e por Jimmy Carter em 1979. Segundo o presidente dos Estados Unidos e um artigo do jornal de extrema-direita Breitbart, cujo site pertencera ao actual conselheiro-chefe de Trump, "eles [Obama e Carter] fizeram o mesmo" que Trump está a fazer. "O presidente Trump sabe que vir para este país é um privilégio, não um direito. Graças a isto vamos antecipar-nos, estar sempre um passo à frente das ameaças", disse já esta segunda-feira o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, garantindo que "não há novidade" nesta ordem executiva, e que apenas mudou "a proactividade".  Será realmente "a mesma coisa"?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.