Sábado – Pense por si

O sonho de um Curdistão independente é o pesadelo iraquiano

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 25 de setembro de 2017 às 10:35

A região curda do Iraque diz que chegou a hora de aquele território se tornar independente. Contudo, os curdos representam 20% da população iraquiana - e é temido um efeito dominó noutros países

Iraque, Turquia, Síria, Síria e Irão. São nestes países que se estende a histórica região geocultural do Curdistão, composta por mais de 37 milhões de pessoas. Não têm território independente, vivendo fragmentados em regiões autónomas de outros países, mas sonham com um Curdistão independente. Esta segunda-feira, os curdos iraquianos dão o primeiro passo para esse objectivo, votando num referendo sobre a independência, que está a sofrer forte apreensão pelo Iraque e pelos vizinhos turcos e iranianos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.