Sábado – Pense por si

O curso de autoajuda que afinal era uma seita sexual

Diogo Camilo
Diogo Camilo 01 de outubro de 2020 às 16:29

Pelo menos 50 mulheres foram tornadas escravas sexuais do guru Keith Raniere. A irmandade secreta que as recrutava era liderada por Allison Mack, atriz de Hollywood, que tentou convencer Emma Watson a juntar-se. Na cerimónia de iniciação, as novas membros eram marcadas a sangue frio como gado.

Como é que um guru conseguiu que atrizes de Hollywood, empresárias de sucesso, herdeiras de fortunas milionárias e filhos de chefes de Estado se tornassem suas escravas sexuais e convencessem outras mulheres a fazerem o mesmo, em pleno século XXI? O julgamento dos principais rostos da seita sexual DOS dentro de um curso de autoajuda começou no início de setembro e é acompanhado por uma série documental na HBO que revela as táticas e esquemas de manipulação por detrás da NXIVM.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.