Sábado – Pense por si

Número de mortos no ataque terrorista no Paquistão sobe para 149

16 de julho de 2018 às 08:07
As mais lidas

O balanço anterior do ataque suicida de sexta-feira, já reivindicado pela grupo extremista Estado Islâmico, dava conta de 139 mortos e 127 feridos.

Pelo menos 149 pessoas morreram e 186 ficaram feridas no atentado suicida ocorrido no Paquistão, na sexta-feira, durante uma manifestação eleitoral na região de Mastung, Baluchistão, indicaram esta segunda-feira as autoridades num novo balanço.

"O número de mortos chegou aos 149 e o número de feridos é de 186", afirmou o comissário adjunto da região de Mastung.

O balanço anterior, divulgado no domingo, dava conta de 139 mortos e 127 feridos.

O ataque suicida de sexta-feira, já reivindicado pela grupo extremista Estado Islâmico, ocorreu durante uma manifestação eleitoral no sudoeste do país.

Este ataque "foi uma tentativa de sabotar o processo eleitoral, mas o Governo está totalmente comprometido em realizar as eleições", disse o responsável regional pela Administração Interna, Agha Umar Bangulzai.

Os números divulgados colocam este atentado como o segundo maior ocorrido no Paquistão, depois do ataque, em 2014, a uma escola de Peshawar, no qual morreram 150 pessoas.

Este ataque foi o segundo ocorrido na sexta-feira durante um comício eleitoral no Paquistão, onde as legislativas estão marcadas para 25 de Julho.

Antes, uma bomba escondida numa mota explodiu perto de Bannu (noroeste), durante a passagem do comboio de outro candidato às eleições, matando quatro pessoas e ferindo outras 40, anunciou a polícia.

O candidato visado, Akram Khan Durrani, representante de uma coligação de partidos religiosos (MMA), sobreviveu ao ataque.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.