Nova Zelândia com dois novos casos de Covid-19 ao fim de 25 dias sem infeções

Lusa 16 de junho de 2020
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 13 a 19 de maio
As mais lidas

Os dois novos portadores da doença chegaram recentemente do Reino Unido e estarão "relacionados".

A Nova Zelândia registou esta terça-feira dois casos da covid-19, pondo fim a um período de 25 dias sem novas infeções, informaram as autoridades sanitárias.

nova zelandia coronavirus covid
nova zelandia coronavirus covid Getty Images

O Ministério da Saúde neozelandês indicou que os dois novos portadores da doença chegaram recentemente do Reino Unido, e estarão "relacionados".

Apenas os nacionais da Nova Zelândia e as famílias estão autorizados a entrar no arquipélago, com algumas exceções, como pessoas com razões profissionais ou humanitárias. Todos os viajantes estão sujeitos a quarentena à chegada ao território.

Desde o início da pandemia, o arquipélago do Pacífico Sul, com uma população de cinco milhões de habitantes, registou 1.154 casos confirmados e 22 mortes.

Na semana passada, as autoridades tinham levantado todas as restrições instauradas para combater a propagação da covid-19, incluindo medidas de distanciamento social e limites ao número de pessoas que podem reunir-se, justificando o desconfinamento com a ausência de novos casos durante quase um mês.

Na segunda-feira, a primeira-ministra Jacinda Ardern explicou que não tinha declarado o país livre do vírus porque "haverá novos casos no futuro".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 434 mil mortos e infetou quase oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.520 pessoas das 37.036 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais