Sábado – Pense por si

Madeleine Albright: "Angela Merkel é claramente uma grande líder"

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 13 de agosto de 2017 às 18:00

Nasceu Marie Jana Korbelová, na República Checa. Viveu no Reino Unido e na Suíça antes de a família fugir para os Estados Unidos. Aí tornou-se a primeira mulher a chegar a secretária de Estado, no governo de Bill Clinton, entre 1997 e 2001. Desde então que é “madam secretary”

Duas semanas depois de celebrar o 80º aniversário, Madeleine Albright subiu ao palco na 5ª edição das Conferências do Estoril para proferir um discurso dedicado aos principais desafios das democracias modernas. "Madam secretary", como ficou conhecida, não poupou nas palavras. "As democracias enfrentam uma ameaça existencial", disse logo no início de um discurso de 25 minutos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.