Sábado – Pense por si

Morreu a ex-secretária de Estado dos EUA Madeleine Albright

Madeleine Albright foi a primeira secretária de Estado norte-americano. Morreu aos 84 anos.

Morreu Madeleine Albright, a primeira secretária de Estado norte-americano, aos 84 anos, informou a família em comunicado.

Reuters

Albreight foi nomeada embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas pelo presidente democrata Bill Clinton em 1993. Três anos depois escolheu-a para secretária de estado, cargo que manteria durante quatro anos. 

No comunicado a família lembra que Albreight foi a 64ª pessoa a servir como secretária de Estado dos EUA, mas a primeira mulher a segurar a pasta. A diplomata morreu na sequência de um cancro. "Perdemos uma mãe, avó, irmã, tia e amiga", refere ainda a família. 

Albright nasceu em 1937, em Praga, na antiga Checolsováquia. Chegou aos EUA na condição de refugiada em 1948, com a família a fugir do regime comunista que se estabeleceu então no país. 

Foi uma defensora acérrima da expansão da NATO e de uma intervenção militar no Kosovo. Foi ainda professora universitáiria em Georgetown.

O presidente Barack Obama condecorou-a com a Medalha da Liberdade, a honra mais alta concedida pelos EUA, em 2012.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.