Sábado – Pense por si

Macau em silêncio face à opressão

Margarida Davim
Margarida Davim 04 de fevereiro de 2023 às 10:00

Governo aprovou legislação semelhante à que suscitou uma revolta em Hong Kong em 2019. Mas na antiga colónia portuguesa não há protestos contra uma lei que atropela garantias assinadas com Portugal.

Entre março de 2019 e julho de 2020, Hong Kong foi palco de violentos protestos contra a nova Lei de Segurança Nacional, vista como uma restrição de direitos e liberdades garantidas pelo estatuto especial da região. A violência da oposição à mudança legal em Hong Kong não encontra paralelo em Macau, onde o parlamento acaba de aprovar na generalidade uma Lei de Segurança Nacional muito semelhante. Mais: pode estar em causa a declaração conjunta assinada em 1987 entre Portugal e a China para a entrega do território, mas para já o Governo português apenas “acompanha atentamente” a situação em território macaense.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?