Sábado – Pense por si

Kim Jong-un. Uma década de poder

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 31 de dezembro de 2021 às 08:00

Kim Jong-un sucedeu ao pai há 10 anos. Na sociedade, na política e na economia, manteve o regime de terror do pai Jong-il e do avô Il-sung.

No início de 2020, pouco mais de oito anos após assumir o poder, Kim Jong-un reforçou o isolamento da Coreia do Norte para impedir a propagação da Covid-19. O vírus não alastrou oficialmente ao país graças ao encerramento quase total do comércio transfronteiriço, do contrabando com a China e a Rússia e das ligações aéreas e marítimas. As embaixadas chinesa, russa e de outros sete países que ainda têm diplomatas em Pyongyang reduziram o pessoal ao mínimo, as agências da ONU deixaram a capital, tendo sido drasticamente reduzido o movimento interno de pessoas e bens.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?