Sábado – Pense por si

Jarablos conquistada ao ISIS com "muito pouca resistência"

24 de agosto de 2016 às 18:04
As mais lidas

A cidade foi tomada ao auto-proclamado Estado Islâmico por rebeldes sírios apoiados por forças aéreas e terrestres da Turquia, na maior operação lançada pelo governo de Ancara em território sírio desde o início do conflito, em 2011

A cidade síria de Jarablos, junto à fronteira turca, foi tomada ao auto-proclamado Estado Islâmico por rebeldes sírios apoiados por forças aéreas e terrestres da Turquia. "Jarablos foi completamente libertada", disse à agência France-Presse Ahmad Othman, comandante do grupo rebelde Sultan Mourad, que participou na ofensiva lançada pela Turquia antes do amanhecer.

 

Um porta-voz de outro grupo rebelde, Nureddin al-Zinki, confirmou a tomada da cidade e afirmou que os combatentes do grupo jihadista retiraram na direcção de Al-Bab, localidade controlada pelo Estado Islâmico a sudoeste de Jarablos.

 

A organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos confirmou a tomada de Jarablos, precisando que os jihadistas ofereceram "muito pouca resistência".

 

O exército turco, apoiado pelas forças da coligação internacional que combate os jihadistas, lançou antes do amanhecer a operação "Escudo do Eufrates", com aviões de combate, tanques e tropas especiais, para expulsar o Estado Islâmico de Jarablos.

 

A operação foi considerada por especialistas como a maior lançada pela Turquia em território sírio desde o início do conflito sírio, em 2011.

 

O anúncio da tomada de Jarablos foi feito cerca de 14 horas depois do início da operação, às 04h00 locais (02h00 em Lisboa).

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.