A polícia turca deteve , em Istambul, oito pessoas alegadamente implicadas no ataque terrorista contra a discoteca Reina, que já foi reivindicado pelos grupo terrorista
A polícia turca deteve esta segunda-feira, em Istambul, oito pessoas alegadamente implicadas no ataque terrorista contra a discoteca Reina, na noite da passagem de ano, que matou pelo menos 39 pessoas e já foi reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico. De acordo com o jornal turco Hurriyet, os suspeitos foram detidos pela unidade antiterrorista da polícia, numa operação que ainda está a decorrer.
Num comunicado publicado nas redes sociais, o grupo jihadista anunciou que o atentado foi perpetrado por "um soldado heróico do califado, que atacou a discoteca mais famosa onde os cristãos celebram a sua festa pagã". O mesmo texto acrescentou que o homem disparou a sua arma automática para "vingar a religião de Deus e em resposta às ordens" do líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi. O grupo descreveu a Turquia como "o servente da cruz".
Apesar do bloqueio temporário imposto à cobertura noticiosa do ataque, a imprensa turca revelou que os serviços de informações de Ancara indicaram existirem semelhanças entre o ataque deste sábado e o atentado no aeroporto Ataturk, atribuído ao EI, e no qual morreram 45 pessoas a 28 de Junho passado. A polícia centrou a investigação em células do EI provenientes do Uzbequistão e Quirguistão, mas também em ramificações turcas do grupo extremista.
O ataque de domingo foi perpetrado por um desconhecido, ainda a monte, cerca das 01h30 locais (23h30 em Lisboa), numa exclusiva discoteca situada na margem europeia do rio Bósforo, onde várias centenas de pessoas festejavam o Ano Novo. Além dos 39 mortos, a maioria dos quais estrangeiros, 69 pessoas ficaram feridas.
Istambul: Detidos oito possíveis implicados no atentado do ISIS
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.