Sábado – Pense por si

Identificado o homem que enfureceu Itália. Vive no Reino Unido

Leonor Riso
Leonor Riso 29 de junho de 2023 às 21:39
As mais lidas

Ivan escreveu o seu nome e o da namorada na parede do Coliseu de Roma, em Itália. Foi apanhado e, agora, as autoridades podem acusá-lo formalmente.

A polícia italiana confirmou ter identificado Ivan, o homem que foi filmado a vandalizar o Coliseu de Roma, em Itália, ao escrever "Ivan+Hayley 23" com uma chave na parede. A notícia foi avançada pelo ministro da Cultura de Itália, mas, antes, a imprensa britânica publicou um artigo com a sua identidade - não revelada pelas autoridades italianas. 

A carregar o vídeo ...

Segundo o jornalDaily Mail, Ivan tem 27 anos e responde por Ivan Dimitrov e Ivan Hawkins. Épersonal trainer, e trabalha e vive em Bristol. A sua namorada deverá ser Hayley Bracey, de 33 anos. 

O casal foi apanhado num vídeo publicado nas redes sociais. Caso seja condenado, Ivan pode ter que pagar uma multa de cerca de 15 mil euros ou que cumprir uma pena até cinco anos de prisão pelo seu ato de vandalismo. 

"Grato aos Carabinieri por terem identificado rapidamente o alegado responsável pelo gesto tão incivilizado como absurdo cometido no Coliseu", escreveu hoje o ministro da Cultura italiano, Gennaro Sangiuliano, no Twitter. "Um ato que ofendeu todos aqueles que por todo o mundo apreciam o valor da arqueologia, dos monumentos e da história."

A polícia italiana adiantou que a investigação ainda se encontra numa fase preliminar, e que o jovem foi identificado através de investigação tradicional e comparações fotográficas. Segundo o Daily Mail, o jovem nasceu em Roma e é de origem búlgara. Deverá estar na Bulgária com familiares, e o casal está a viajar pela Europa. O jornal britânico foi mesmo à casa de Ivan, que se encontra em obras. 

No vídeo, Ivan é visto a sorrir enquanto o autor do vídeo o repreende, em inglês. "A sério, meu? Idiota", ouve-se nas imagens. 

O Coliseu de Roma foi construído há 2 mil anos e é o maior anfiteatro do Império Romano. Ali, aconteceram execuções, lutas de gladiadores e com animais.

O monumento já foi alvo de vários atos de vandalismo, e dezenas de visitantes foram apanhados a deixar inscrições nas paredes ou a roubar fragmentos do mesmo.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.