Sábado – Pense por si

Homem detido por planear ataque terrorista no dia das eleições presidenciais nos EUA

Afegão de 27 anos foi detido quando ia comprar armas a agentes do FBI.

Um homem afegão foi preso em Oklahoma por planear um "ataque terrorista" no dia das eleições presidenciais nos EUA, disse o Departamento de Justiça dos norte-americano na terça-feira.

O homem, Nasir Ahmad Tawhedi, de 27 anos, vive em Oklahoma City depois de ter entrado nos EUA em 2021 com um visto especial de imigrante. Planeava o ataque em nome do DAESH, segundo a acusação.

Tawhedi pesquisou informações sobre como ter acesso a câmaras na capital, Washington, DC, e para estados que não exigiam licença para obter uma arma de fogo.

Tawhedi e um cúmplice menor de idade foram presos na segunda-feira, depois de se terem encontrado com agentes do FBI para comprar duas espingardas AK-47 e munições.

Na entrevista após a detenção, Tawhedi disse que o ataque visava grandes ajuntamentos, durante os quais ele e cúmplice estavam dispostos a morrer como mártires.

"Continuaremos a combater a ameaça permanente que o ISIS e os seus apoiantes representam para a segurança nacional dos Estados Unidos e iremos identificar, investigar e processar os indivíduos que procuram aterrorizar o povo americano", afirmou o Procurador-Geral dos Estados Unidos, Merrick Garland.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.