Sábado – Pense por si

Homem detido por planear ataque terrorista no dia das eleições presidenciais nos EUA

Afegão de 27 anos foi detido quando ia comprar armas a agentes do FBI.

Um homem afegão foi preso em Oklahoma por planear um "ataque terrorista" no dia das eleições presidenciais nos EUA, disse o Departamento de Justiça dos norte-americano na terça-feira.

O homem, Nasir Ahmad Tawhedi, de 27 anos, vive em Oklahoma City depois de ter entrado nos EUA em 2021 com um visto especial de imigrante. Planeava o ataque em nome do DAESH, segundo a acusação.

Tawhedi pesquisou informações sobre como ter acesso a câmaras na capital, Washington, DC, e para estados que não exigiam licença para obter uma arma de fogo.

Tawhedi e um cúmplice menor de idade foram presos na segunda-feira, depois de se terem encontrado com agentes do FBI para comprar duas espingardas AK-47 e munições.

Na entrevista após a detenção, Tawhedi disse que o ataque visava grandes ajuntamentos, durante os quais ele e cúmplice estavam dispostos a morrer como mártires.

"Continuaremos a combater a ameaça permanente que o ISIS e os seus apoiantes representam para a segurança nacional dos Estados Unidos e iremos identificar, investigar e processar os indivíduos que procuram aterrorizar o povo americano", afirmou o Procurador-Geral dos Estados Unidos, Merrick Garland.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.