Sábado – Pense por si

Hainan Airlines completa primeiro voo transoceânico com biodiesel

22 de novembro de 2017 às 07:49
As mais lidas

A companhia aérea chinesa completou o primeiro voo transoceânico com óleo de cozinha reciclado, entre Pequim e a cidade norte-americana de Chicago.

A companhia aérea chinesa Hainan Airlines completou hoje o primeiro voo transoceânico com óleo de cozinha reciclado, entre Pequim e a cidade norte-americana de Chicago, noticiou a agência oficial chinesa Xinhua.

Em 2015, a Hainan utilizou pela primeira vez o biocombustível, produzido pela refinaria Sinopec a partir de óleo recolhido de restaurantes e posteriormente reciclado, mas nunca antes o tinha utilizado num voo transoceânico.

Este tipo de combustível emite entre 50% e 80% menos dióxido de carbono que a querosene tradicional, e garante a segurança e eficiência do voo, segundo a companhia, citada pela Xinhua.

A Hainan Airlines pertence ao grupo HNA, accionista da TAP através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul e dono da Capital Airlines, companhia aérea que inaugurou este ano o primeiro voo entre China e Portugal.

A nova ligação entre Pequim e Chicago, a bordo de um Boeing 787, integra o projecto de criação de uma ligação aérea "verde" entre a China e os Estados Unidos, segundo a Xinhua.

A primeira vez que a Hainan utilizou aquele biocombustível foi num voo entre Xangai, a "capital" económica da China, e Pequim. A companhia aérea Lufthansa foi a primeira a usar biocombustível, em 2011.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.