A "Friesea gretae" vive em musgos e algas do cabo Hallet, uma das poucas áreas não geladas da Antártica, e alimenta-se de seres microscópicos que sobrevivem nessas baixas temperaturas.
Greta Thunberg dá nome a animal de dois milímetros da Antártica
Uma nova espécie antártica de colêmbolo, um pequeno animal parecido com um inseto, foi batizada "Friesea gretae" em homenagem à ativista sueca Greta Thunberg pela campanha global contra a crise climática que tem protagonizado.
Greta ThunbergEPA/STEPHANIE LECOCQ
A Federation University Australia (FedUni) indicou em comunicado que o nome da nova espécie foi proposto pela investigadora que a descobriu, a bióloga Penelope Greenslade, que procurou assim homenagear a jovem ativista sueca pelo seu trabalho de consciencialização, especialmente junto dos mais jovens.
"É apropriado batizar esta espécie antártica como homenagem a Greta Thunberg porque ela tem feito um excelente trabalho ao chamar a atenção do mundo, especialmente entre os jovens, para o problema das mudanças climáticas", disse a bióloga, que descobriu a nova espécie em colaboração com uma equipa da universidade italiana de Siena.
Os colêmbolos, artrópodes próximos dos insetos, são dos animais mais antigos e numerosos da Terra e contribuem para o ciclo de vida, ajudando a decompor o material orgânico que serve como nutriente para as plantas.
A "Friesea gretae", que mede cerca de dois milímetros, vive em musgos e algas do cabo Hallet, uma das poucas áreas não geladas da Antártica, e alimenta-se de seres microscópicos que sobrevivem nessas baixas temperaturas.
Penelope Greenslade, que começou a pesquisar colêmbolos nos anos 60 nas Ilhas Salomão, já descobriu cerca de 200 espécies desse animal.
A "Friesea gretate" será muito provavelmente a espécie mais lembrada, graças à jovem ativista sueca de 17 anos, que iniciou um movimento global contra a crise climática em 2018 e desde então continua a destacar-se por repreender os líderes mundiais pela sua inação nas instâncias de decisão internacionais.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.