Sábado – Pense por si

Granada da I Guerra encontrada em Hong Kong no meio de batatas importadas

A polícia divulgou um vídeo no qual mostra a granada a ser colocada num esgoto antes de ser detonada.

Uma granada de mão alemã que remonta à I Guerra Mundial foi encontrada num carregamento de batatas importadas de França para uma fábrica de Hong Kong, informou este domingo a polícia daquele território administrado pela China.

A granada, encontrada no sábado na fábrica Calbee Snacks, foi neutralizada sem problemas.

"A granada estava num estado instável (...), mas não explodiu", disse o comissário Wilfred Wong Ho-Hon aos jornalistas.

A granada tinha oito centímetros de largura e pesava um quilo.

A polícia não especificou a proveniência geográfica exata do carregamento.

Um historiador citado pelo jornal de Hong Kong South China Morning Post disse acreditar que a granada terá sido abandonada numa trincheira durante a I Guerra Mundial, entretanto transformada num campo de cultivo de batatas, e posteriormente misturada com os tubérculos aquando da colheita.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.