A queixa sublinha que os Estados Unidos enfrentam "uma crise histórica do custo de vida" e que "regulamentações excessivamente onerosas e desnecessárias minaram o poder de compra e a prosperidade" dos trabalhadores.
O governo norte-americano liderado por Donald Trump avançou com um processo judicial contra o Estado da Califórnia, alegando que três das suas leis estaduais impulsionaram o aumento dos preços dos ovos.
"A Califórnia contribuiu para o aumento histórico dos preços dos ovos ao impor burocracia desnecessária à produção de ovos", pode ler-se na queixa, apresentada na quarta-feira no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Central da Califórnia e divulgada esta sexta-feira pelos meios de comunicação social norte-americanos.
A ação alega que "uma combinação de iniciativas, leis e regulamentos dos cidadãos" naquele Estado "impediu efetivamente os agricultores de todo o país de utilizar métodos de produção agrícola amplamente utilizados que ajudavam a manter um preço acessível".
A queixa sublinha que os Estados Unidos enfrentam "uma crise histórica do custo de vida" e que "regulamentações excessivamente onerosas e desnecessárias minaram o poder de compra e a prosperidade" dos trabalhadores.
Devido a esta situação, segundo o documento, Trump prometeu no início do seu segundo mandato, em janeiro, que iria trabalhar para "eliminar o enorme fardo regulatório" que, na sua opinião, levou a uma "escassez de bens e serviços essenciais".
O processo cita três regulamentos, o AB 1437, que regula a qualidade dos ovos para consumo humano, a Proposta 12, que estabelece requisitos mínimos de espaço para galinhas e outros animais e a Proposta 2, que criou padrões de bem-estar para estes animais.
O gabinete do governador do Estado, o democrata Gavin Newsom, reagiu com ironia sobre o processo judicial.
"Trump voltou ao seu passatempo favorito: culpar a Califórnia por literalmente tudo. A seguir: Gavin Newsom causou a queda de Roma e enviou o asteroide que exterminou os dinossauros", destacou o gabinete do governador na rede social X.
O preço dos ovos está na mira do líder republicano há meses.
De acordo com o departamento do Trabalho dos Estados Unidos (Bureau of Labor Statistics, BLS), o preço dos ovos atingiu o pico em janeiro de 2023, na administração do democrata Joe Biden (2021-2025), mas foi em fevereiro deste ano, na administração de Trump, que bateu todos os recordes, atingindo os 5,89 dólares.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.