A queixa sublinha que os Estados Unidos enfrentam "uma crise histórica do custo de vida" e que "regulamentações excessivamente onerosas e desnecessárias minaram o poder de compra e a prosperidade" dos trabalhadores.
O governo norte-americano liderado por Donald Trump avançou com um processo judicial contra o Estado da Califórnia, alegando que três das suas leis estaduais impulsionaram o aumento dos preços dos ovos.
"A Califórnia contribuiu para o aumento histórico dos preços dos ovos ao impor burocracia desnecessária à produção de ovos", pode ler-se na queixa, apresentada na quarta-feira no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Central da Califórnia e divulgada esta sexta-feira pelos meios de comunicação social norte-americanos.
A ação alega que "uma combinação de iniciativas, leis e regulamentos dos cidadãos" naquele Estado "impediu efetivamente os agricultores de todo o país de utilizar métodos de produção agrícola amplamente utilizados que ajudavam a manter um preço acessível".
A queixa sublinha que os Estados Unidos enfrentam "uma crise histórica do custo de vida" e que "regulamentações excessivamente onerosas e desnecessárias minaram o poder de compra e a prosperidade" dos trabalhadores.
Devido a esta situação, segundo o documento, Trump prometeu no início do seu segundo mandato, em janeiro, que iria trabalhar para "eliminar o enorme fardo regulatório" que, na sua opinião, levou a uma "escassez de bens e serviços essenciais".
O processo cita três regulamentos, o AB 1437, que regula a qualidade dos ovos para consumo humano, a Proposta 12, que estabelece requisitos mínimos de espaço para galinhas e outros animais e a Proposta 2, que criou padrões de bem-estar para estes animais.
O gabinete do governador do Estado, o democrata Gavin Newsom, reagiu com ironia sobre o processo judicial.
"Trump voltou ao seu passatempo favorito: culpar a Califórnia por literalmente tudo. A seguir: Gavin Newsom causou a queda de Roma e enviou o asteroide que exterminou os dinossauros", destacou o gabinete do governador na rede social X.
O preço dos ovos está na mira do líder republicano há meses.
De acordo com o departamento do Trabalho dos Estados Unidos (Bureau of Labor Statistics, BLS), o preço dos ovos atingiu o pico em janeiro de 2023, na administração do democrata Joe Biden (2021-2025), mas foi em fevereiro deste ano, na administração de Trump, que bateu todos os recordes, atingindo os 5,89 dólares.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Como país, enquanto não formos eficientes e articulados nesta missão, por muito que se reforcem condições de tratamento continuaremos a lamentar-nos pela “elevada prevalência de perturbações psicológicas no nosso país”.
Ao fracasso da extrema-esquerda militar juntou-se a derrota de muita direita que queria ilegalizar o PCP. Afinal, nessa altura, os extremismos à esquerda e à direita não eram iguais. Ainda hoje não são, por muito que alguns o proclamem.