Os procuradores norte-americanos pediam uma pena de prisão de três anos para Changpeng Zhao.
Changpeng Zhao foi esta terça-feira (30) condenado a quatro meses de prisão. O fundador da Binance (a maior plataforma de criptomoedas do mundo) declarou-se culpado em novembro de 2023, das acusações de lavagem de dinheiro, e na altura aceitou até pagar uma multa de 50 milhões de dólares (cerca de 45,7 milhões de euros).
Changpeng Zhao ceo da binance
Com 47 anos, foi agora condenado pelo juiz distrital dos EUA Richard Jones, em Seattle, - que rejeitou o pedido dos procuradores norte-americanos, para que o multimilionário cumprisse uma pena de prisão de três anos - o dobro do máximo recomendado pelas diretrizes do Departamento de Justiça dos EUA, para casos semelhantes. Antes de proferir a sentença, culpou ainda Zhao por colocar o crescimento e os lucros à frente das leis dos Estados Unidos.
"Tinha todos os meios, as capacidades financeiras e o poder popular para garantir que cada regulamento era cumprido, e por isso, falhou nessa oportunidade", afirmou.
Vestido com um fato escuro e com uma gravata azul clara, foi assim que Changpeng Zhao chegou ao tribunal, rodeado de advogados, e ainda antes que fosse dado início à sentença, admitiu reconhecer os erros.
"Acredito que o primeiro passo para assumir a responsabilidade é reconhecer plenamente os erros. Não consegui implementar um programa adequado de combate à lavagem de dinheiro. Percebo agora a gravidade desse erro", disse ao juiz.
Ainda assim, os advogados de Zhao tentaram solicitar a liberdade condicional. Durante a sentença, deram até o exemplo de outras pessoas que cometeram delitos semelhantes, e que permaneceram fora da prisão - como foi o caso do fundador da BitMEX, Arthur Hayes.Zhao, é considerada a pessoa mais poderosa da indústria das criptomoedas. Conhecido como "CZ" é a segunda cara das criptomoedas a ser condenado à prisão. O primeiro foi Sam Bankman-Fried, o antigo CEO da FTX, que em março deste ano foi condenado a 25 anos de prisão, por fraude e conspiração para lavagem de dinheiro.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.