A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se satisfeita com o resultado e afirmou que "este é um dia bom para a Alemanha"
O social-democrata Frank-Walter Steinmeier foi hoje eleito Presidente alemão pelos membros do parlamento, em substituição de Joachim Gauck, antigo pastor dissidente da Alemanha de Leste.
O antigo chefe da diplomacia alemã até final de Janeiro foi eleito por 931 votos, num total de 1.239 grandes eleitores.
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que Steinmeier será um "magnífico" Presidente da Alemanha e mostrou-se convicta da sua capacidade para alcançar consensos em "tempos difíceis".
"Vai ser Presidente em tempos difíceis", sublinhou Merkel em breves declarações à imprensa após a votação na Assembleia Federal.
Na opinião de Merkel, Steinmeier tem não só o apoio da Assembleia, como da maioria do povo alemão. A chanceler destacou ainda que quando ocupou o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, Steinmeier sempre teve "tacto" para "procurar caminhos e encontrar soluções" nas situações mais difíceis e considerou que essa característica também o vai ajudar na política interna. "Este é um dia bom para a Alemanha", disse Merkel.
Frank-Walter Steinmeier eleito Presidente da Alemanha
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.