Sábado – Pense por si

Frank-Walter Steinmeier eleito Presidente da Alemanha

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se satisfeita com o resultado e afirmou que "este é um dia bom para a Alemanha"

O social-democrata Frank-Walter Steinmeier foi hoje eleito Presidente alemão pelos membros do parlamento, em substituição de Joachim Gauck, antigo pastor dissidente da Alemanha de Leste.

O antigo chefe da diplomacia alemã até final de Janeiro foi eleito por 931 votos, num total de 1.239 grandes eleitores.

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que Steinmeier será um "magnífico" Presidente da Alemanha e mostrou-se convicta da sua capacidade para alcançar consensos em "tempos difíceis".

"Vai ser Presidente em tempos difíceis", sublinhou Merkel em breves declarações à imprensa após a votação na Assembleia Federal.

Na opinião de Merkel, Steinmeier tem não só o apoio da Assembleia, como da maioria do povo alemão. A chanceler destacou ainda que quando ocupou o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, Steinmeier sempre teve "tacto" para "procurar caminhos e encontrar soluções" nas situações mais difíceis e considerou que essa característica também o vai ajudar na política interna. "Este é um dia bom para a Alemanha", disse Merkel.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.