Sábado – Pense por si

EUA aprovam lei que criminaliza casos de doping em outros países

17 de novembro de 2020 às 11:49
As mais lidas

Nova legislação prevê que a justiça norte-americana possa perseguir e sentenciar a penas de prisão até 10 anos e multas até um milhão de euros pessoas envolvidas em esquemas internacionais de doping.

O Senado norte-americano aprovou na segunda-feira o Rodchenkov Act, um projeto de lei que permite à justiça dos Estados Unidos agir criminalmente contra pessoas implicadas em sistemas de doping ocorridos em outros países.

A nova legislação prevê que a justiça norte-americana possa perseguir e sentenciar a penas de prisão até 10 anos e multas até um milhão de euros pessoas envolvidas em esquemas internacionais de doping atentatórios dos interesses dos Estados Unidos, qualquer que seja a sua nacionalidade.

O Rodchenkov Act tomou o nome do antigo diretor do laboratório antidopagem de Moscovo, Grigory Rodchenkov, que esteve na base das denúncias de um esquema de doping, com conhecimento e apoio do governo russo, e que está refugiado nos Estados Unidos.

Tanto a Agência Mundial Antidopagem (AMA) como a Rússia já manifestaram "inquietude" com a aprovação da nova lei, com o Kremlin a manifestar-se "extremamente crítico de qualquer tentativa dos Estados Unidos de alargar o âmbito a sua legislação a outros países".

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.