Sábado – Pense por si

EUA aprovam lei que criminaliza casos de doping em outros países

Nova legislação prevê que a justiça norte-americana possa perseguir e sentenciar a penas de prisão até 10 anos e multas até um milhão de euros pessoas envolvidas em esquemas internacionais de doping.

O Senado norte-americano aprovou na segunda-feira o Rodchenkov Act, um projeto de lei que permite à justiça dos Estados Unidos agir criminalmente contra pessoas implicadas em sistemas de doping ocorridos em outros países.

A nova legislação prevê que a justiça norte-americana possa perseguir e sentenciar a penas de prisão até 10 anos e multas até um milhão de euros pessoas envolvidas em esquemas internacionais de doping atentatórios dos interesses dos Estados Unidos, qualquer que seja a sua nacionalidade.

O Rodchenkov Act tomou o nome do antigo diretor do laboratório antidopagem de Moscovo, Grigory Rodchenkov, que esteve na base das denúncias de um esquema de doping, com conhecimento e apoio do governo russo, e que está refugiado nos Estados Unidos.

Tanto a Agência Mundial Antidopagem (AMA) como a Rússia já manifestaram "inquietude" com a aprovação da nova lei, com o Kremlin a manifestar-se "extremamente crítico de qualquer tentativa dos Estados Unidos de alargar o âmbito a sua legislação a outros países".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.