Sábado – Pense por si

Eslovénia é o mais recente país a reconhecer Estado da Palestina

O Governo da Eslovénia tinha aprovado, na semana passada, uma moção para reconhecer um Estado palestiniano.

A Eslovénia reconheceu esta terça-feira oficialmente o Estado da Palestina, depois do Parlamento ter votado a favor da medida, seguindo os passos de três outros países europeus, Espanha, Noruega e Irlanda.

REUTERS/Borut Zivulovic

O Governo da Eslovénia tinha aprovado, na semana passada, uma moção para reconhecer um Estado palestiniano e enviou a proposta ao Parlamento para aprovação final, necessária para que a decisão entrasse em vigor.

O Parlamento aprovou hoje a proposta com 52 votos a favor e nenhum contra, numa câmara de 90 lugares. Os restantes deputados não estiveram presentes para a votação.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.