NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O jornalista e a namorada, Martina Kusnirova, ambos de 27 anos, foram abatidos a tiro em casa a 21 de fevereiro de 2018. As autoridades suspeitam que o homicídio terá sido encomendado.
A Procuradoria-Geral daEslováquiaacusou esta segunda-feira formalmente quatro suspeitos do assassínio do jornalista Jan Kuciak e da namorada, em fevereiro de 2018, caso que desencadeou uma vaga de protestos que acabou por derrubar o governo.
Entre os quatro acusados figura o empresário que alegadamente terá planeado o crime, identificado apenas como Marian K., em linha com as regras eslovacas de não divulgar o apelido dos suspeitos de crimes.
O jornalistaJan Kuciake a namorada, Martina Kusnirova, ambos de 27 anos, foram abatidos a tiro em casa a 21 de fevereiro de 2018.
As autoridades suspeitam que o homicídio terá sido encomendado e relacionam-no com as investigações de Kuciak a ligações de figuras próximas do executivo ao crime organizado.
Segundo a Procuradoria, os assassinos terão recebido 70.000 euros pelos homicídios.
O caso deu origem a grandes manifestações, as maiores no país desde o fim do comunismo, em 1989, que acabaram por levar à queda do governo e ao afastamento do comandante da polícia nacional.
Segundo a imprensa eslovaca, os quatro suspeitos são um ex-polícia, Tomas Szabo, e um primo, Miroslav Marcek, alegados autores materiais dos crimes, o empresário Marian Kocner e a amante deste, Alena Zsuzsova, que terá servido de intermediária entre Kocner e os alegados assassinos.
Um quinto suspeito detido preventivamente, Zoltan Andrusko, decidiu colaborar com a investigação a troco de uma redução de pena, acordo que tem de ser aprovado por um juiz. Por essa razão, não foi ainda formalmente acusado.
Se forem considerados culpados de homicídio, os suspeitos podem ser condenados a penas de 25 anos ou a prisão perpétua.
Eslováquia acusa formalmente quatro suspeitos da morte do jornalista Jan Kuciak
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres