Sábado – Pense por si

Equador pede "saída segura" para Assange

19 de maio de 2017 às 16:35
As mais lidas

O ministro dos Negócios Estrangeiros equatoriano considera que o mandado de detenção europeu já não é válido

O Equador saudou esta sexta-feira a decisão da justiça sueca de abandonar o processo por violação contra Julian Assange, pedindo ao Reino Unido que permita "uma saída segura" do país ao fundador do WikiLeaks.

assange
WikiLeaks: Assange será extraditado para a Suécia
WikiLeaks anunciou candidatura de Julian Assange ao senado australiano
WikiLeaks: Assange recusa entregar-se à polícia
Assange pede fim da 'caça às bruxas'
EUA consideram "gratuitas" acusações de Assange
Assange diz que Snowden está 'são e salvo'
Como é que Assange passava o tempo na embaixada do Equador
Julian  Assange apanhado na pista de dança (vídeo)
assange
WikiLeaks: Assange será extraditado para a Suécia
WikiLeaks anunciou candidatura de Julian Assange ao senado australiano
WikiLeaks: Assange recusa entregar-se à polícia
Assange pede fim da 'caça às bruxas'
EUA consideram "gratuitas" acusações de Assange
Assange diz que Snowden está 'são e salvo'
Como é que Assange passava o tempo na embaixada do Equador
Julian  Assange apanhado na pista de dança (vídeo)

"O mandado de detenção europeu já não é válido. O Reino Unido deve fornecer uma saída segura a Julian Assange", refugiado desde Junho de 2012 na embaixada do Equador em Londres, escreveu na rede social Twitter o ministro dos Negócios Estrangeiros equatoriano, Guillaume Long.

6) The European Arrest Warrant no longer holds. The UK must now grant safe passage to Mr Julian Assange

"O Equador saúda a decisão de abandonar as acusações contra Assange", disse o chefe da diplomacia equatoriana numa série de 'tweets' escritos em inglês.

1) Ecuador welcomes the decision to drop the charges against Mr Assange. This follows his November 2016 interview in Ecuador's UK Embassy

O governo de Quito lamentou, no entanto, que "tenha demorado mais de quatro anos para o procurador sueco" ter interrogado o fundador do WikiLeaks nas instalações da embaixada equatoriana na capital britânica, algo que aconteceu em Novembro passado.

"Foi um atraso completamente desnecessário", reforçou o ministro.

2) Ecuador regrets that it took Swedish Prosecutor more than four years to carry out this interview. This was a wholly unnecessary delay

A procuradoria da Suécia anunciou esta sexta-feira que abandona o processo por violação contra Assange, mas a procuradora Marianne Ny recusou pronunciar-se sobre a culpa ou inocência do fundador do WikiLeaks.

A procuradora explicou que o arquivamento se deve à falta de qualquer perspectiva de vir a conseguir a extradição de Assange, pelo que foi igualmente decidido revogar o mandado de detenção europeu de que é alvo.

A procuradoria da Suécia indicou, no entanto, que o processo pode ser reaberto até à prescrição do delito, em 2020.

Em reacção à decisão das autoridades, a sueca que acusa Assange de violação declarou-se "chocada" e considerou "um escândalo" a decisão da procuradoria sueca de abandonar o processo contra o fundador do WikiLeaks, mantendo as acusações, afirmou hoje a sua advogada.

Assange, que se refugiou na embaixada do Equador em Londres em 2012 para escapar ao mandado de detenção europeu emitido pela Suécia, sempre negou as acusações, alegando que as relações sexuais com a queixosa foram consentidas.

Argumenta que o mandado de detenção foi uma manobra para conseguir a sua extradição para os Estados Unidos, onde pode ser processado pela publicação de documentos militares e diplomáticos confidenciais.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.