NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A polícia espanhola encontrou um túnel dentro de um armazém de mármore, através do qual se transportavam vários quilos de haxixe. Foi descoberto com a ajuda de um drone e estava camuflado com um alçapão.
A Guarda Civil espanhola encontrou na quarta-feira, 19, um túnel secreto que ligava Ceuta a Marrocos durante uma operação contra o narcotráfico. A estrutura encontrava-se dentro de um armazém de mármore localizado na zona industrial de Polígono del Tarajal, em Ceuta, Espanha, a escassos metros da fronteira com o país vizinho. A polícia acredita que era utilizado por "várias organizações criminosas" para transportar estupefacientes sem que estes fossem localizados.
X/Guardia Civil
"Trata-se de uma construção estreita, de madeira que poderia ter sido utilizada para transportar droga", deu conta a Guarda Civil espanhola numa nota à imprensa.
Ao que tudo indica, passaram por este túnel grandes quantidades de haxixe. De acordo com o jornal El País, a droga estaria a ser transportada de Marrocos para a Península Ibérica através de camiões e reboques que embarcavam em barcos.
Com aproximadamente 12 metros de profundidade e localizado num armazém encerrado desde março de 2020, os criminosos terão utilizado maquinaria pesada para a construção do túnel. A entrada só terá sido descoberta graças à ajuda de um drone. Sustentado por madeira e equipado com iluminação, teria pelo menos, 50 metros de distância, segundo fontes próximas da investigação citadas pelo La Vanguardia, e o seu acesso estaria camuflado com um alçapão, acrescenta o El País.
X/Guardia Civil
A descoberta deu-se depois de em dezembro de 2023, a Guarda Civil ter intercetado no porto um camião que transportava 3 mil quilos de haxixe e que estaria prestes a partir en direção a Algeciras, Espanha. A descoberta faz, assim, parte da terceira fase da chamada operação Hades, que já levou a 14 detenções, incluindo as de dois guardas civis e do deputado na Assembleia de Ceuta, Mohamed Ali Duas. Acredita-se que os guardas civis estariam encarregados de facilitar o transporte da mercadoria. Uma das funções de um destes era mesmo vigiar um barco onde se transportavam veículos. Além disso foram apreendidos 6 mil quilos de haxixe, no momento em que as autoridades intercetaram três camiões.
A operação desenrolou-se ao longo de toda a manhã de quarta-feira e contou com agentes da Unidade Operacional Central, o Quartel-General do Serviço de Informação e o Centro Regional de Análise e Inteligência contra o Tráfico de Drogas, com sede em Sevilha, assim como os Grupos de Ação Rápida. Também participaram unidades da Zona da Andaluzia e o próprio Comando de Ceuta.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.