Sábado – Pense por si

Élisabeth Borne nomeada para o cargo de primeira-ministra em França

A futura primeira-ministra francesa é a segunda mulher em 30 anos a ser nomeada para o cargo.

O presidente de França, Emmanuel Macron, escolheu a ministra do Trabalho Élisabeth Borne para assumir as funções de primeira-ministra.

REUTERS/Sarah Meyssonnier

Borne tem 61 anos e será a primeira mulher nomeada para o cargo desde Edith Cresson, que foi primeira-ministra entre 1991 e 1992 durante a presidência do líder socialista François Mitterrand. A atual ministra do Trabalho é a segunda mulher em 30 anos a assumir o cargo.

Élisabeth Borne foi também ministra do Meio Ambiente, em 2019, e impulsionou políticas favoráveis ao uso da bicicleta. Assumiu depois funções na pasta do Trabalho e supervisionou  negociações com os sindicatos que resultaram num corte nos subsídios de desemprego. 

Sob a sua liderança, o desemprego caiu para o nível mais baixo em 15 anos, e o desemprego entre os jovens para o nível mais baixo em 40 anos, salienta a agência Reuters.

A escolha de Emmanuel Macron vem no seguimento da demissão do primeiro-ministro Jean Castex.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.