Sábado – Pense por si

El Salvador: o CEO ditador que negoceia bitcoins nu

Sara Capelo
Sara Capelo 12 de fevereiro de 2022 às 10:00

Neste título só estão afirmações do próprio Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, que está a apostar o tesouro do país em criptomoedas. O FMI alertou para o risco.

Por estes dias, Nayib Bukele tem-se apresentado no Twitter como “o CEO de El Salvador”. Mas ainda em setembro se definia nesta mesma rede como “ditador”. Era uma resposta, com a ironia que caracteriza este antigo publicitário de 40 anos, à primeira grande manifestação contra a sua presidência desde que assumiu o cargo, em 2019. Apesar de manter níveis de popularidade acima dos 80%, a enfraquecida oposição conseguira finalmente arrastar 15 mil pessoas para as ruas contra a decisão de tornar a bitcoin como a moeda oficial (a par com o dólar) deste país da América Central.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.