Sábado – Pense por si

Bitcoin. Chovem milhões virtuais, mas pode não durar

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 16 de maio de 2021 às 18:05

A explosão no valor das bitcoins está a atrair muitas pessoas com a promessa de dinheiro rápido. Mas o que são estas moedas? São mesmo moedas? E que cuidados deve ter?

"É o mais comum", responde Bárbara Barroso, especialista em finanças pessoais, quando a SÁBADO lhe pergunta se é abordada por pessoas que não sabem o que são moedas virtuais, mas que aplicaram nelas dinheiro. "Pela conversa percebo logo que são pessoas que estão a ir atrás da dica quente de um amigo", explica a fundadora do Money Lab, uma empresa de educação financeira. Barroso não diaboliza as moedas virtuais, nas quais vê futuro, mas "sim a combinação perigosa entre a vontade de ganhar dinheiro rápido e a iliteracia financeira" – a combinação gerada pela valorização vertiginosa no último ano.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?