Sábado – Pense por si

Bitcoin. Chovem milhões virtuais, mas pode não durar

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 16 de maio de 2021 às 18:05

A explosão no valor das bitcoins está a atrair muitas pessoas com a promessa de dinheiro rápido. Mas o que são estas moedas? São mesmo moedas? E que cuidados deve ter?

"É o mais comum", responde Bárbara Barroso, especialista em finanças pessoais, quando a SÁBADO lhe pergunta se é abordada por pessoas que não sabem o que são moedas virtuais, mas que aplicaram nelas dinheiro. "Pela conversa percebo logo que são pessoas que estão a ir atrás da dica quente de um amigo", explica a fundadora do Money Lab, uma empresa de educação financeira. Barroso não diaboliza as moedas virtuais, nas quais vê futuro, mas "sim a combinação perigosa entre a vontade de ganhar dinheiro rápido e a iliteracia financeira" – a combinação gerada pela valorização vertiginosa no último ano.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.