Sábado – Pense por si

Da economia à falta de liderança. Os desafios que Costa enfrentará no Conselho Europeu

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 29 de novembro de 2024 às 07:00

António Costa é conhecido por ser um criador de pontes. Terá que o provar enquanto presidente do Conselho Europeu, cargo em que será empossado esta sexta-feira.

António Costa toma posse esta sexta-feira, 28, como presidente do Conselho Europeu e será o primeiro português e o primeiro socialista a assumir o cargo. O mandato de dois anos e meio, que pode ser renovado uma vez, traz como principal desafio a criação de "consensos", refere àSÁBADO o director da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais da Lusófona Jorge Botelho Moniz. Esse desafio já foi também assumido por Costa, que prometeu trabalhar para a "unidade entre todos". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.