Sábado – Pense por si

Covid-19: Itália com 629 mortes nas últimas 24 horas

Depois de dois dias em queda, o país registou um aumento de mortes diárias. Foram confirmados também 13.318 novos casos.

A Itália registou 629 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, depois de dois dias em queda, e 13.318 novos casos, um dos menores aumentos da última semana, segundo o boletim de hoje do Ministério da Saúde italiano.

Com estes últimos números, o total de óbitos subiu para 69.842 desde o início da emergência sanitária em meados de fevereiro.

O total de contágios subiu para 1.977.370, com o valor das últimas 24 horas a manterem a tendência de descida dos últimos sete dias (com exceção de segunda-feira, com 10.000 casos, devido ao menor número de testes realizados durante o fim de semana).

No último dia, os exames realizados aumentaram para 166.205, um valor superior, mas longe dos mais de 200.000 que foram feitos em alguns momentos durante a atual segunda vaga.

Por outro lado, a pressão sobre os hospitais continua a diminuir: das 605.955 pessoas atualmente com covid-19, a maioria em casa sem sintomas, 27.635 estão hospitalizadas, menos 241 do que na segunda-feira, e 2.687 estão internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (menos 44).

Com estes números, Itália prepara-se já para as restrições impostas no período de Natal.

O governo italiano vai limitar a mobilidade para travar o patógeno e as primeiras restrições, as mais brandas, entraram em vigor na segunda-feira, com a proibição de mudar de região, salvo em casos de emergência ou necessidade estrita.

Por outro lado, foi decretado o confinamento nos dias 24, 25, 26, 27 e 31 de dezembro e nos dias 01, 02, 03, 05 e 06 de janeiro, quando não se poderá sair de casa a não ser por necessidades comprovadas de trabalho, urgência ou saúde.

A Itália cancelou também todos os voos com o Reino Unido devido à descoberta de uma nova variante do SARS-CoV-2.

A esperança está colocada na vacina, depois de a Agência Europeia do Medicamento ter dado luz verde à distribuição da preparada pelas empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

No país, a primeira pessoa a receber a vacina vai ser uma enfermeira de Roma, no dia 27 de dezembro, data simbólica de uma campanha de vacinação que vai começar oficialmente em meados de janeiro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.703.500 mortos resultantes de mais de 77,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.