Sábado – Pense por si

Covid-19: Irão ultrapassa barreira dos 30 mil mortos

Nas últimas semanas, o país viu o número de mortes diárias atingir os níveis mais elevados desde que começou a contabilizar casos.

O Irão anunciou hoje ter ultrapassado a barreira dos 30.000 mortos causados pelo novo coronavírus covid-19, com 253 mortes registadas nas últimas 24 horas.

O anúncio foi feito pela porta-voz do Ministério da Saúde, Sima Sadat Lari, que avançou que o número total de mortos do surto é agora de 30.123, com 253 novos mortes adicionados sábado à contagem oficial.

Existem agora um total de 526.490 casos confirmados.

Nas últimas semanas, o Irão viu o número de mortes diárias atingir os níveis mais elevados, desde que começou a contabilizar casos em fevereiro passado.

A nível global, a covid-19 provocou cerca de 1,1 milhões de mortos desde dezembro de 2019, incluindo 2.149 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.