Sábado – Pense por si

Como Xi Jinping falhou o combate ao coronavírus na China

Diogo Barreto
Diogo Barreto 23 de março de 2020 às 06:57

Tivesse o surto sido atacado da forma correta e os seus efeitos podiam ter sido reduzidos em 95%. Ao invés disso, o presidente chinês negligenciou o problema e silenciou os que alertavam para o seu perigo.

Com um fato ao estilo Mao Zedong e uma máscara azul sobre boca e nariz. Foi assim que Xi Jinping se apresentou em Wuhan a 10 de março para declarar a vitória sobre o Covid-19. Na altura os números apontavam para 3.024 mortos naChinae 4.088 no mundo inteiro. "Uma vitória para Wuhan, uma vitória para Hubei e uma vitória para a China", declarou o presidente chinês, com um punho fechado e erguido no ar, segundo a agência noticiosa Xinhua.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.