
Covid-19 teve origem num mercado na China e não uma fuga de laboratório
Estudos revelam que o vírus que desencadeou uma pandemia mundial teve origem no mercado de Wuhan, a partir de animais selvagens vivos que estariam à venda.
Estudos revelam que o vírus que desencadeou uma pandemia mundial teve origem no mercado de Wuhan, a partir de animais selvagens vivos que estariam à venda.
O país vacinou já 76% da população e governos de pelo menos cinco províncias anunciaram que crianças mais novas vão ser chamadas para receber as vacinas.
Ventos fortes de mais de 260 km/h varreram a metrópole central chinesa de Wuhan.
Sintomas oculares como ardor, lacrimejar, secreções ou sensibilidade à luz podem ser uma manifestação inicial da doença. Sobretudo se não for uma pessoa com alergias frequentes. Na dúvida, faça o teste.
O preparador físico de um clube chinês relata o quotidiano de Wuhan, epicentro da pandemia há um ano. À época foi repatriado, mas no verão voltou à cidade chinesa e sentiu segurança. Não dá um passo sem a app Código Verde, equivalente à Stay Away Covid e é campeão de rastreio. Nunca esteve infetado.
As autoridades também sugeriram que em 24 províncias do país as pessoas passem os feriados no local onde residem, a fim de minimizar os riscos de contágio.
Estudo do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da China revela uma taxa de prevalência de anticorpos de 4,43% entre os residentes da cidade chinesa onde o primeiro caso de covid-19 foi detetado.
"O nível de infeções entre a população da China é baixo, indicando que o controlo da epidemia, com Wuhan como principal frente de batalha, foi bem-sucedido", diz o estudo.
Documentos internos das autoridades de saúde revelam que o país difundiu dados mais otimistas do que os estágios iniciais do surto sugeriam e tardou em confirmar casos já diagnosticados.
O primeiro caso, as primeiras mortes, a indecisão sobre a utilização de máscaras, o marco do milhão de mortos e a esperança sob a forma de uma vacina. Há um ano, foi detetado o primeiro caso.
Grupo privado (que explora o Hospital da Luz, em Lisboa) é detido por uma multinacional chinesa, e isso foi uma vantagem na pandemia: tornou-se um dos campeões de vendas de máscaras à DGS.
Cerca de 1.000 pessoas ficaram presas, muitas sem água potável ou alimentos, como resultado da enchente.
Várias pessoas marcaram presença numa festa dentro de uma piscina no Parque de Praia Maya em Wuhan, China. Durante o evento não usaram máscara nem mantiveram o distanciamento social.
Portugal faz parte de uma lista de quatro países da União Europeia - em conjunto com a Suécia, a Roménia e a Bulgária - que a Áustria considera de maior risco relativamente à pandemia.
Desde o mês passado, cerca de 28 mil casas ficaram destruídas pelas enchentes do Yangtzé, indicaram as autoridades chinesas
Cinco epidemiologistas e especialistas em saúde pública classificaram de 1 a 5 várias atividades de acordo com o seu risco de contágio do novo coronavírus.