Para Juncker, a iniciativa dos EUA parece ser "uma intervenção flagrante para proteger a indústria" norte-americana e "não se basear em justificações ligadas à segurança nacional".
A União Europeia "vai reagir firme e proporcionalmente para defender os seus interesses", afirmou esta quinta-feira o presidente da Comissão Europeia, depois do anúncio pelo presidente norte-americano de tarifas sobre a importação de alumínio e aço.
"Lamentamos fortemente" esta decisão norte-americana, declarou Jean-Claude Juncker, citado num comunicado enviado para a imprensa, acrescentando que a Comissão vai apresentar "nos próximos dias uma proposta de contra-medidas contra os EUA, compatíveis com as regras da Organização Mundial do Comércio, para reequilibrar a situação".
Para Juncker, a iniciativa dos EUA parece ser "uma intervenção flagrante para proteger a indústria" norte-americana e "não se basear em justificações ligadas à segurança nacional".
O presidente da comissão acrescentou que "esta decisão [de Trump] só pode agravar as coisas, em vez de favorecer uma solução".
"Não vamos ficar de braços cruzados quando a nossa indústria é atacada com medidas injustas", frisou.
A comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmstrom, também deplorou, no mesmo comunicado as medidas norte-americanas, que "vão ter um impacto negativo nas relações transatlânticas e nos mercados mundiais".
As medidas decididas por Trump "vão aumentar os custos e reduzir as escolhas dos consumidores norte-americanos de aço e alumínio, incluindo as indústrias que importam estes produtos", estimou.
"A União Europeia vai começar o mais cedo possível as consultas sobre a resolução de diferendos com os EUA em Genebra", acrescentou Malmstrom.
Comissão diz que UE vai reagir de forma firme às tarifas de Trump sobre aço e alumínio
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.