Incidente aconteceu na cidade de Mannheim. Motorista já foi detido, será um homem alemão de 40 anos.
Um automobolista avançou, esta segunda-feira (3), a alta velocidade contra uma multidão na cidade de Mannheim, Alemanha, provocando pelo menos dois mortos, segundo as autoridades locais, e 25 feridos, acrescenta o jornalBild.
REUTERS/Alfio Marino
Até ao momento ainda não está claro se se trata de um acidente ou de um ataque propositado. Contudo, a polícia já confirmou a detenção e identificação do motorista. O jornal alemão, Der Spiegel, afirma que o alegado suspeito é um alemão de 40 anos da Renânia-Palatinado, citando a informação dada pelo ministro do Interior de Baden-Württemberg, Thomas Strobl (CDU), e haverá indícios de uma perturbação mental.
As ruas e pontes permanecem controladas pelas autoridades, tendo já sido colocado um helicóptero no local. A polícia também já pediu que os cidadãos se retirem do centro da cidade.
O mercado de Carnaval, no centro da cidade, também já foi cancelado. O Hospital Universitário de Mannheim emitiu um alerta de desastre.
O chanceler Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD, na sigla em alemão), já veio agradecer aos serviços de emergência de Mannheim com uma publicação da rede social X. "Mais uma vez estamos de luto com Mannheim. Mais uma vez, lamentamos com as famílias das vítimas de um ato de violência sem sentido e tememos pelos feridos. Não nos podemos resignar a isto. Gostaria de agradecer do fundo do coração a todos os serviços de emergência. Desejo às testemunhas oculares muita força para se conformarem com o que viveram."
Erneut trauern wir mit Mannheim. Erneut trauern wir mit den Angehörigen der Opfer einer sinnlosen Gewalttat und bangen um Verletzte. Damit können wir uns nicht abfinden. Allen Einsatzkräften danke ich von Herzen. Den Augenzeugen wünsche ich viel Kraft, das Erlebte zu verarbeiten.
— Bundeskanzler Olaf Scholz (@Bundeskanzler) March 3, 2025
Também o líder da União Democrata-Cristã (CDU, sigla em alemão) e potencial próximo chanceler, Friedrich Merz, transmitiu o seu pesar às vítimas e às suas famílias. "Estamos chocados com o ataque em Mannheim. Os meus pensamentos estão com as vítimas e as suas famílias", diz, relembrando que os atos semelhantes que têm decorrido nos últimos meses, nomeadamente o ataque em Munique, servem como um alerta para mudança. "O incidente - assim como os actos terríveis dos últimos meses - é um alerta urgente de que devemos fazer tudo o que pudermos para evitar tais crimes. Gostaria de agradecer a todos os serviços de emergência que ajudaram rapidamente. A Alemanha tem de voltar a ser um país seguro. Trabalharemos para isso com a maior determinação".
O Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier (SPD), também expressou a sua solidariedade, agradecendo à polícia e aos serviços de emergência. "Gostaria de expressar as minhas mais profundas condolências às famílias das vítimas. É terrível aquilo por que estão a passar. Desejo aos feridos uma rápida recuperação. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer à polícia e aos serviços de emergência."
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Num mundo incerto e em permanente mudança, onde a globalização e a tecnologia redefinem o modo de conceber e fazer justiça, as associações e sindicatos de magistrados são mais do que estruturas representativas. São essenciais à vitalidade da democracia.
Só espero que, tal como aconteceu em 2019, os portugueses e as portuguesas punam severamente aqueles e aquelas que, cinicamente e com um total desrespeito pela dor e o sofrimento dos sobreviventes e dos familiares dos falecidos, assumem essas atitudes indignas e repulsivas.