NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Comissão de inquérito pediu uma reunião para o início de fevereiro, com o objetivo de discutir as ações do pai na invasão ao Capitólio.
A comissão de inquérito do Congresso norte-americano sobre o ataque ao Capitólio dos EUA pediu a Ivanka Trump, filha do ex-Presidente Donald Trump, que coopere voluntariamente com a investigação.
Bill Ingalls/NASA via Getty Images
A comissão enviou hoje uma carta a Ivanka – que foi conselheira da Casa Branca - pedindo uma reunião para o início de fevereiro, com o objetivo de discutir as ações do pai na invasão ao Capitólio, incluindo um telefonema que dizem que ela testemunhou enquanto Donald Trump tentava pressionar o seu vice-Presidente, Mike Pence, para que este rejeitasse a validação dos resultados eleitorais de 2020.
"Os depoimentos obtidos pela comissão indicam que membros da equipa da Casa Branca solicitaram a ajuda [de Ivanka Trump] em várias ocasiões para intervir na tentativa de persuadir o Presidente Trump a travar a ilegalidade e a violência em curso no Capitólio", escreveu o presidente da comissão de inquérito, Bennie Thompson.
No início desta semana, a comissão emitiu intimações para Rudy Giuliani e para outros membros da equipa jurídica de Trump que apresentaram queixas sobre a alegada falta de transparência das eleições presidenciais de 2020.
Esta é a primeira vez que um membro da família Trump é convidado diretamente a cooperar com a investigação dos acontecimentos de 06 de janeiro de 2021.
Na terça-feira, a comissão de inquérito convocou quatro ex-assessores de Trump para testemunhar, incluindo o ex-presidente da Câmara de Nova Iorque e advogado Rudy Giuliani.
Se eles recusarem, poderão ser acusados de desrespeito, como aconteceu até agora com três outros ex-assessores de Trump: o ex-chefe de gabinete Mark Meadows, o ex-procurador-geral assistente Jeffrey Clark e o ex-assessor e diretor de campanha Steve Bannon.
Na quarta-feira, o Supremo Tribunal rejeitou um pedido de Trump para não serem revelados cerca de 700 documentos sobre o ataque ao Capitólio, abrindo a porta para que venham a ser entregues à comissão de inquérito.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.