Brexit: EUA quer concluir acordo comercial com Reino Unido ainda este ano

Lusa 23 de janeiro de 2020
As mais lidas

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirma que acordo é "prioridade absoluta" do seu presidente, Donald Trump.

Os Estados Unidos esperam concluir "este ano" um acordo comercial com o Reino Unido, após a conclusão do 'Brexit', afirmou hoje o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, em Davos, na Suíça.

Steven Mnuchin e Donald Trump
Steven Mnuchin e Donald Trump GettyImages

Este acordo "é uma prioridade absoluta para Presidente [norte-americano Donald] Trump e planeamos concluí-lo com o Reino Unido este ano, o que acreditamos que será bom para eles e para nós", disse Steven Mnuchin à margem do Fórum Económico Mundial, que se realiza em Davos.

"Existem menos problemas entre o Reino Unido e os Estados Unidos do que entre o Reino Unido e a União Europeia (...) [as] nossas economias são bastante semelhantes", disse o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, falando na mesma conferência de imprensa.

"Ambas são fortemente orientadas para os serviços, com uma abundância de serviços financeiros e já existe um alto grau de integração e coordenação. Portanto, isso deve ser mais fácil", acrescentou Ross.

Depois de concluir uma trégua comercial com a China e assinar um acordo de livre comércio com o Canadá e o México, o Presidente norte-americano, que elogia regularmente a sua capacidade de fazer "acordos", pretende continuar no mesmo ritmo.

Trump disse em Davos, na quarta-feira, que também esperava um acordo comercial com a União Europeia antes das eleições de novembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais