O novo troço é o primeiro a chegar ao centro da cidade, tem uma área de 2,6 quilómetros, quatro estações, 155 cabines e pode transportar até oito mil passageiros em dois sentidos, a uma velocidade de seis metros por segundo.
Bolívia estreia linha rápida no sistema mais extenso de teleféricos do mundo
O presidente da Bolívia, Evo Morales, inaugurou no sábado, na capital La Paz, o troço mais veloz do sistema de teleféricos do país, o mais extenso do mundo.
JORGE BERNAL/AFP/Getty Images
O novo troço é o primeiro a chegar ao centro da cidade, tem uma área de 2,6 quilómetros, quatro estações, 155 cabines e pode transportar até oito mil passageiros em dois sentidos, a uma velocidade de seis metros por segundo. A viagem inteira leva um tempo de viagem de 11,8 minutos.
No seu discurso, Morales disse que o trabalho é "um sonho do povo de La Paz". O presidente lembrou que estão actualmente em construção três linhas que serão articuladas com as existentes e também estão ligadas à cidade vizinha de El Alto, a segunda mais populosa do país.
A nova linha de teleférico passa por um longo desfiladeiro, sobre campos desportivos e sob três pontes que ligam as extremidades leste e oeste da cidade.
Essa nova conexão une as seis linhas que foram inauguradas nos últimos quatro anos e fará parte de um sistema articulado com El Alto.
A rede é considerada a maior do mundo, situado a uma altitude mais elevada.
Este serviço de transporte urbano tornou-se numa das principais atracções turísticas de La Paz e El Alto, devido à vista que proporciona sobre estas cidades e os Andes.
Em Abril deste ano, a empresa assinalou o transporte de cerca de 125 milhões de passageiros entre 2014 e 2018.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.