Foi a primeiro vez que a Boeing reconheceu no Congresso dos EUA ter cometido erros que estiveram na origem dos acidentes que resultaram na morte de centenas de pessoas e que custaram milhares de milhões de dólares à empresa norte-americana.
O presidente executivo daBoeing, Dennis Muilenburg, admitiu, esta terça-feira, que a empresa cometeu "erros" nos acidentes mortais com aviões do modelo737 Max 8na Indonésia e na Etiópia, ao falar perante o Senado norte-americano.
"Sabemos que cometemos erros e que estávamos errados. Somos culpados disso", afirmou Dennis Muilenburg, citado pela agênciaEfe, perante o Comité do Comércio do Senado norte-americano.
Foi a primeiro vez que a Boeing reconheceu no Congresso norte-americano ter cometido erros que estiveram na origem dos acidentes que resultaram na morte de centenas de pessoas e que custaram milhares de milhões de dólares à empresa com sede em Chicago, nos Estados Unidos.
"Em meu nome e no nome da Boeing, sentimos muito. Lamentamos profundamente", disse também Dennis Muilenburg, numa audiência na qual estiveram presentes alguns familiares de vítimas mortais dos acidentes.
O primeiro testemunho do presidente executivo da Boeing no Congresso norte-americano ocorre exatamente um ano depois do acidente de um avião 737 Max 8 da companhia aérea indonésia Lion Air, que provocou 189 mortos, incluindo todos os passageiros e tripulantes.
Cinco meses depois, um avião do mesmo modelo da Ethiopian Airlines caiu em circunstâncias semelhantes, causando a morte de 157 pessoas.
Desde então, todos os Boeing 737 Max 8 foram retirados de circulação em todo o mundo.
Uma investigação indonésia concluiu que a queda do voo da Lion Air, que matou 189 pessoas há um ano, se deveu a uma combinação de falhas no projeto do aparelho, na formação dos pilotos e na manutenção.
O relatório final do acidente, divulgado em 25 de outubro, refere que o voo 610 da Lion Air, que ligava a capital da Indonésia à ilha de Sumatra, caiu porque os pilotos nunca foram informados sobre como responder rapidamente a falhas no sistema de controlo automatizado do jato Boeing 737 Max 8.
O avião mergulhou no mar de Java apenas 13 minutos após levantar voo, em 29 de outubro de 2018.
Segundo o Comité Nacional de Segurança em Transportes da Indonésia, o sistema automatizado, conhecido como MCAS, contava com um único sensor de "ângulo de ataque" que fornecia informações erradas, empurrando automaticamente o nariz do avião para baixo.
Boeing admite "erros" nos acidentes mortais dos 737 Max
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